quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Especialistas discutem os desafios da educação brasileir

Os desafios da educação brasileira foram tema do último seminário preparatório para a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (4ª CNCTI). O evento aconteceu no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na terça-feira, 13 de abril.

A valorização da escola pública é um dos principais desafios a ser enfrentados nos próximos anos, afirma Luciano Mendes, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Não haverá melhoria significativa enquanto continuarmos tratar a escola pública com a escola ‘para os filhos outros’ e não para os nossos filhos”, concluiu.

Nesse contexto, o diretor de Educação Básica Presencial da Capes, João Carlos Teatini, trouxe a experiência da Capes com o Plano Nacional de Formação de Professores. A iniciativa pretende capacitar os 47% dos professores que já atuam na Educação Básica, mas sem a formação adequada segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996.

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O desafio da formação de professores foi tema de sessão do encontro (Foto: ACS/Capes)

Teatini frisou a importância das conferências na construção de agendas para o país e destacou o desafio de integrar pesquisa e pós-graduação à melhoria da graduação e da formação de professores da educação básica. “O centro de todas as nossas ações é a formação de professores. Mas como formar bem o docente se na própria universidade a docência não é valorizada?”, afirmou.

Aconteceram ainda sessões com a participação de diversos professores de universidades federais, representantes do Governo Federal e membros do 3º setor, como Adriana Martinelli Carvalho, do Instituto Ayrton Senna. A palestra de encerramento ficou por conta do secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Bielschowsky.

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